O iodo não é produzido pelo corpo humano, e então é necessário realizar o consumo do mineral por meio da alimentação. Sua ingestão é essencial para a produção de hormônios por meio da glândula tireoide, e normalmente é consumido no sal de cozinha na forma de iodeto de potássio.

Iodo radioativo

A exposição de material nuclear entrega substâncias radioativas no solo e no ar, e com a fissão nuclear o iodo radioativo é uma das primeiras substâncias liberadas no ambiente. Como sua absorção pode se dar por ar, alimentos ou pele, a indicação de todos os órgãos mundiais responsáveis pelo assunto é de suprir a produção da glândula tireoide com o tablete de iodo, de forma que o corpo não absorva o isótopo em sua forma radioativo.

Um dos grandes problemas da contaminação nuclear é que os níveis de radioatividade podem permanecer altos por décadas. No caso do iodo radioativo, o decaimento radioativo (processo pelo qual um isótopo radioativo, instável, perde energia espontaneamente e se transforma em átomo mais estável, não radioativo) leva dias, e o corpo humano consegue eliminar, em média, em até 30 dias.

O lado bom do iodo radioativo

O consumo do iodo radioativo na medicina é direcionado tanto para exames da tireóide, quanto para o tratamento de câncer.

Para diagnóstico de tireoide, o paciente ingere uma solução de iodo-131, que vai ser absorvido pela glândula. “Passando” um detector pela frente do pescoço do paciente, pode-se observar se o iodo foi muito ou pouco absorvido em relação ao normal (padrão) e como se distribui na glândula.

O detector é associado a um mecanismo que permite obter um “desenho” ou mapeamento, em preto e branco ou colorido, da tireoide. Um diagnóstico, no caso um radiodiagnóstico, é feito por comparação com um mapa padrão de uma tireoide normal.

Já no tratamento do câncer de tireoide do tipo papilífero ou folicular, a iodoterapia é indicada e consiste em uma dieta alimentar pobre em iodo com um mês de antecedência. Assim no dia da terapia quando é ingerido o iodo radioativo, a tireoide absorve uma grande quantidade para combater as células cancerígenas.

Gostou? Deixe um comentário:

Solicite um orçamento, tire suas dúvidas, fale com nossa equipe.

Teremos prazer em conversar com você!

Contato

E-mail: contato@gamasp.com.br

Whatsapp: 19 9 8176.1319

Telefone: 17 3272.4001

Endereço

R. Cap. Daniel da Cunha Moraes, 876
Sala 02 – Centro. CEP: 15.170-000
Tanabi / SP

Leave a Reply