Nicarágua avança na luta contra o câncer em mulheres e crianças com o apoio da AIEA.
Autoridades nicaragüenses deram um salto em frente na luta contra o câncer cervical, mamário e pediátrico com a ajuda da AIEA. O empenho do país em fortalecer os serviços de saúde levou a uma melhor detecção, diagnóstico e tratamento do câncer, incluindo o acesso ao rastreio do câncer cervical e serviços de acompanhamento para 32 mil mulheres nicaragüenses, disseram as autoridades locais.
“Com uma infra-estrutura mais forte, com o uso da tecnologia e mais profissionais, estamos agora prontos para alcançar pacientes em necessidade”, disse Sonia Castro, ministra da Saúde da Nicarágua.
O câncer é um problema crescente de saúde pública na Nicarágua, com uma estimativa de mais de 5.000 novos casos a cada ano. O câncer cervical é o câncer mais predominante entre as mulheres no país, representando quase um quinto de todos os casos de câncer por ano . Com cerca de 400 mulheres morrendo de câncer cervical a cada ano, o país tem uma das maiores taxas de mortalidade nas Américas.
“Estamos detectando o câncer mais cedo e, portanto, iniciando o tratamento mais cedo”, disse Castro. “Com o apoio da AIEA, esperamos que isso em breve terá um impacto sobre a sobrevivência de pacientes com câncer”.
Após o câncer cervical, a segunda causa de mortes relacionadas ao câncer entre as mulheres na Nicarágua é o câncer de mama. A AIEA apoiou o país no reforço dos seus serviços de diagnóstico de caroços da mama em e formação com equipamentos.
Outro foco tem sido a melhoria da detecção precoce e diagnóstico de câncer em crianças. Os cânceres pediátricos – ou infantis – também estão em ascensão na Nicarágua. O apoio da AIEA incluiu a organização de oficinas em centros de saúde regionais, não apenas para médicos e enfermeiros, mas também para pais que estão aprendendo a reconhecer melhor os sinais precoces de câncer em crianças.
“A taxa de mortalidade por câncer pediátrico é outro indicador da necessidade de fortalecer serviços dedicados de controle do câncer em países de baixa e média renda”, disse Farid El Haffar, funcionário do Programa de Ação para a Terapia do Câncer (PACT) da AIEA .
Como parte desse apoio, especialistas nacionais treinaram mais de 500 profissionais de saúde na detecção precoce de câncer cervical e pediátrico e na descentralização de serviços de tratamento. Além disso, eles ajudaram a fortalecer as redes de apoio à comunidade, educando mais de 250 líderes comunitários e 278 pais de crianças com câncer, fornecendo apoio e certificando-se de que não desistam do tratamento.
Para as regiões
Muitos dos pacientes de câncer da Nicarágua são de comunidades pobres com pouco acesso a instalações de triagem e tratamento. Uma das prioridades atuais do Ministério da Saúde é descentralizar os serviços para essas áreas remotas.
Embora uma única instalação de radioterapia seja suficiente para este país de 6 milhões, é importante que o tratamento de acompanhamento seja disponibilizado a nível regional, disse Castro. “Nosso objetivo é ter especialistas em todo o país para oferecer serviços de acompanhamento além de Manágua.” Este ano, eles planejam lançar um banco de dados digital de todos os pacientes com câncer para garantir controle, continuidade e acompanhamento em qualquer lugar do país.
Depois que o governo deu seu total apoio na implementação de um plano integrado de controle do câncer em 2006, a Nicarágua foi selecionada como o primeiro PACT Model Demonstration Site na América Latina. Os PACT Model Demonstration Sites são programas em oito Estados membros da AIEA designados, onde o PACT trabalha com parceiros internacionais para desenvolver projectos de controlo do cancro sustentáveis.
O apoio da AIEA ao controlo do cancro foi prestado através de projectos financiados pelo Fundo OPEP para o Desenvolvimento Internacional e por fundos disponibilizados pelo Governo de Espanha através do PACT.
Até ao final de 2017, a AIEA – através do seu programa de cooperação técnica – espera fornecer mais equipamento e treinamento para especialistas para fortalecer ainda mais as capacidades de radioterapia para o tratamento do câncer.
O reforço da gestão do cancro e a promoção de um tratamento seguro contra o cancro com radioterapia serão temas fundamentais da Conferência de Cooperação Técnica da IAEA, que decorrerá de 30 de Maio a 1 de Junho, em Viena.
Fonte: Agência Internacional de Energia Atômia – IAEA
Gostou? Deixe um comentário:
Solicite um orçamento, tire suas dúvidas, fale com nossa equipe.
Teremos prazer em conversar com você!
Contato
E-mail: contato@gamasp.com.br
Whatsapp: 19 9 8176.1319
Telefone: 17 3272.4001
Endereço
R. Cap. Daniel da Cunha Moraes, 876
Sala 02 – Centro. CEP: 15.170-000
Tanabi / SP