Imagine realizar uma compra e ao abrir a embalagem descobrir que a quantidade do produto não corresponde à especificada no rótulo. Se isso acontecer com você, muito provavelmente, se sentirá incomodado e colocará em dúvida a seriedade da empresa responsável.

 

Mas você sabia que a radiação, através da instalação de sensores de nível, é utilizada em alguns segmentos para que esse tipo de problema não aconteça? Essa aplicação de medição é uma tecnologia precisa e altamente confiável, até mesmo em ambientes mais complexos.

Um dos segmentos que utiliza os sensores de nível, é o processo de envase de bebidas monitorando e controlando o preenchimento adequado de latas, garrafas e outros recipientes e garantindo a qualidade do produto final, a eficiência operacional e evitando desperdícios.

 

Como funcionam os sensores?

Os sensores de nível de líquido baseados em radiação funcionam através da emissão e detecção de radiação ionizante ou não ionizante. Esses sensores são estrategicamente posicionados nas linhas de produção, permitindo a avaliação contínua e em tempo real dos volumes de líquido em cada recipiente, sem contato com a bebida.

Benefícios associados à aplicação de medição

Entenda quais são os benefícios que a indústria pode ter ao utilizar a radiação através dos sensores.

Precisão na medição

Sensores de radiação proporcionam medições precisas dos níveis de líquido, garantindo que cada recipiente seja preenchido com a quantidade exata estabelecida nos padrões de produção, mantendo a consistência do produto e atendendo às expectativas dos consumidores.

Otimização do envase

Ao utilizar sensores de nível de líquido baseados em radiação, as empresas otimizam o processo de envase, evitando tanto sub quanto sobre enchimento. Isso garante a conformidade com os requisitos de volume e a otimização de matéria-prima, contribuindo para a eficiência e a sustentabilidade da produção.

Controle de qualidade em tempo real

A capacidade de monitorar os níveis de líquido em tempo real dá às empresas a oportunidade de identificar problemas precocemente e assim realizar ajustes imediatos, caso haja variações no processo de envase.

Redução de desperdícios e custos

Evitar sub e sobre enchimento reduz o desperdício de matéria-prima e minimiza os custos associados a refugos. Isso é essencial para garantir a lucratividade dos negócios.

Conformidade com padrões regulatórios

O uso de sensores de nível de líquido baseados em radiação permite que as empresas atendam às regulamentações rigorosas relacionadas à qualidade e ao volume das bebidas envasadas, atuando assim em conformidade com normas de segurança alimentar e regulamentações do setor.

Estamos falando de uma tecnologia altamente avançada, segura e eficiente que garante a precisão do envase, contribuindo para a produção de bebidas de qualidade e alinhada com as exigências do mercado.

Para que as empresas possam utilizar a radiação em seus processos produtivos, de forma segura e em conformidade com a legislação vigente, é necessário que elas adquiram licença para o uso dessa tecnologia, além de seguir uma série de normas e protocolos estabelecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEM.

Na GAMA Assessoria em Radioproteção você conta com uma assessoria completa em serviços de proteção radiológica.

Acesse https://www.gamasp.com.br/servicos/ e saiba mais.

RECEBA NOVIDADES

Insira seu e-mail abaixo para receber mais conteúdos como esse