Quando falamos em radiação há uma conexão direta do tema com a medicina. No entanto, sua utilidade vai muito além. Vários segmentos da indústria têm utilizado a radiação em seus processos produtivos, como é o caso da fabricação do papel e da celulose.
Nessa indústria, doses de radiação são utilizadas, por exemplo, para evitar a corrosão e a incrustação em cavacos de madeira, que são pedaços de tronco das árvores utilizados na produção da celulose.
A precaução consiste em medição precisa para identificar pontos de umidade e eliminar fungos, garantindo a qualidade do material e facilitando as próximas etapas da produção.
Para além do tratamento da matéria-prima, a radiação é utilizada em outras etapas da indústria de papel e celulose para medição de níveis sem contato, ou seja, um levantamento de dados totalmente mecanizado. Como é o caso da medição de peso dos cavacos, quando ainda na esteira, os raios gama atravessam a pilha e encaminham o sinal para o transmissor eletrônico que indicará o peso e vazão.
Outra etapa muito importante é a medição da gramatura do papel que se dá através do escaneamento de raios beta que atravessam a espessura do papel determinando a medição da gramatura.
Somente a utilização da radiação é capaz de entregar uma medição tão precisa e sem contato com o material.
A chegada dos sistemas radiométricos, na produção do papel, facilitaram significativamente as medições, reduzindo fatores críticos e aumentando a produtividade da indústria.
Empresas que empregam a tecnologia de radiação em seus processos precisam estar sempre focadas na garantia da segurança. Para isso, devem adquirir licença para uso dos equipamentos e seguir uma série de normas e protocolos estabelecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN.
A GAMA oferece assessoria completa em serviços de proteção radiológica entregando tranquilidade e segurança aos seus clientes.
Para mais informações, acesse: https://www.gamasp.com.br/servicos/
SOLICITE SEU ORÇAMENTO
Insira seu e-mail abaixo e entraremos em contato